Na manhã desta sexta-feira, 18, Paraíso do Sul recebeu a Assembleia Pública Inicial da Consulta Popular 2025-2026, com a participação de representantes do Corede Jacuí-Centro. A assembleia marca o início da escuta regional que definirá as prioridades de investimento na região. O encontro foi realizado no Centro de Estudos Erna Lüdtke Rohde, com boas-vindas do prefeito, Claiton Cleo Müller (Brittes). A Assembleia foi conduzida pelo presidente do Corede, Igor Noronha de Freitas, quando foi esclarecido que para o Jacuí-Centro estão destinados R$ 2,4 milhões na Consulta Popular 2025-2026. No processo, não terá a distribuição dos bônus entre as nove cidades mais bem colocadas. O Corede Jacuí-Centro é formado pelos municípios de Paraíso do Sul, Cachoeira do Sul, Cerro Branco, Novo Cabrais, Restinga Seca, São Sepé e Vila Nova.
O cronograma da Consulta Popular já iniciou. Desde o dia 15, na primeira fase, a população pode apresentar sugestões de propostas. O período para participação vai até 10 de agosto, de forma totalmente digital, por meio do Portal da Consulta Popular.
Na etapa inicial, cidadãos de todas as regiões do Estado podem enviar ideias relacionadas a desenvolvimento local, melhorias em serviços públicos e investimentos em diferentes áreas. As propostas serão analisadas tecnicamente e, posteriormente, discutidas nas assembleias regionais promovidas pelos Coredes. Após a fase de envio de ideias, os projetos habilitados seguirão para votação, prevista para ocorrer em outubro. A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) é o órgão responsável pela realização da consulta no governo do Estado.
Paraíso do Sul