Paraíso do Sul esteve representado na Assembleia Intermediária da Consulta Popular 2025 do COREDE Jacuí-Centro. O encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira, 20, no Centro de Eventos de Vila Nova do Sul, com escolha das seis demandas que estarão na cédula de votação. Os representantes dos municípios escolheram as propostas conforme o Caderno de Demandas Elegíveis. Esse documento foi elaborado a partir da etapa anterior da Consulta Popular, quando a população teve a oportunidade de enviar sugestões.
De Paraíso do Sul, participaram da Assembleia a secretária de Governo, Patrícia Parreira, a servidora da prefeitura, Carolina Link e, o integrante do COMUDE, Arno Stelter. Foram definidas seis demandas, sendo elas do Turismo, Desenvolvimento Social, Rural, Inovação, Esporte e Agricultura. Conforme a secretária de Governo, Patrícia Parreira, as demandas escolhidas hoje estarão na cédula de votação específica para o COREDE Jacuí-Centro, na votação que ocorrerá de 06 a 10 de outubro. “As três propostas mais votadas na Consulta Popular dividem cerca de R$ 342 mil, caso todas as cidades do COREDE alcancem, pelo menos, 2% do número de eleitores na votação”, explica. A Assembleia Regional, marcada para setembro, deverá acontecer em Cachoeira do Sul, a qual antecede a cotação da Consulta Popular, em outubro.
O Corede Jacuí Centro é composto por sete municípios: Cachoeira do Sul, Cerro Branco, Novo Cabrais, Paraíso do Sul, Restinga Sêca, São Sepé e Vila Nova do Sul. Somando, serão mais de R$ 2 milhões em recursos destinados pelo Governo do Estado à região, através da Consulta Popular.
Sobre a Consulta
A Consulta é coordenada pelo Governo Estadual em parceria com os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES), que organizam e supervisionam o processo nas 28 regiões do Estado. A cédula de votação é específica para cada COREDE, contendo os projetos definidos pelos cidadãos da respectiva região. Realizada a votação e apurados os votos, os resultados são remetidos para a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e, posteriormente, inseridos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026.
Paraíso do Sul