Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Proposta busca democratizar o acesso aos livros e formar leitores
Pelo primeiro ano, Paraíso do Sul passa a integrar o programa Mala de Leitura pela Colônia, que busca democratizar o acesso aos livros e formar leitores. Na tarde de terça-feira, 10, a secretária de Educação, Mara Aparecida Pavanatto Cardoso; a secretária de Governo, Patrícia Parreira e, profissionais da Educação participaram, no Clube Centenário em Agudo, da solenidade de abertura da Jornada de Literatura Infanto-juvenil da segunda edição da Mala de Leitura pela Colônia.
Representantes de dez municípios da região se reuniram para o início das atividades da Jornada que seguirá até quinta-feira, 12, com workshops, oficinas de leitura, contos, mesas redondas de debates e espetáculo teatral. Professores das escolas paraisenses que irão receber as Malas de Leitura, estão em Agudo participando das atividades como Formação Pedagógica e preparação para o ano letivo.

O programa Mala de Leitura pela Colônia inicia com Jornada de Literatura Infanto-juvenil antes de percorrer as escolas, com escritores nacionais e internacionais, os quais preparam os professores para que sejam mediadores e incentivadores da literatura, criando espaços de conversa sobre livros nos educandários. “É um método diferenciado de incentivo à leitura e formação de novos leitores, por meio de bibliotecas itinerantes”, explica Mara. Segundo ela, as Malas fazem um rodízio entre as escolas de cada município, permitindo que poucos livros sejam lidos por muitas pessoas, em um tempo menor e com um custo muito baixo.
Sobre o programa:
Mala de Leitura pela Colônia é uma biblioteca itinerante, criada pelo Promotor de Leituras, Maurício Leite, iniciada nas aldeias do Pantanal na década de 80. Com um método próprio e a curadoria do Maurício, as Malas já percorreram todos os países de Língua Portuguesa e, hoje, seguem o trabalho de incentivo à leitura e formação de novos leitores no Brasil, Portugal e países da África. A Mala de Leitura conquistou em 2014 o Prêmio UNESCO de Leitura. O trabalho desenvolvido pelo Mauricio com a Mala de Leitura valeu-lhe já por oito vezes a nomeação, ao Prémio ALMA (Astrid Lindgren Memorial Award), o maior prêmio internacional de literatura infanto-juvenil e promoção da leitura.

.
.
.
.