Saúde em Paraíso do Sul

No início do mês de setembro de 2017, ocorreram mudanças no atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS) da sede do município de Paraíso do Sul, após um período de readequações administrativas necessárias para legalidade do serviço. Uma das alterações foi o horário de atendimento da Unidade, compreendendo o período de segundas às sextas-feiras, das 07h às 22h, e aos sábados, das 07h às 12h. Fora destes horários de atendimento, a Administração Municipal firmou Contrato com a Associação Assistencial e Beneficente – Hospital Paraíso, para atendimento aos casos de urgência e emergência, incluindo feriados e finais de semana a partir das 12h de sábado, em regime de plantão.  Aos que necessitarem de transporte para o atendimento junto ao Plantão do Hospital, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza da ambulância e motorista em regime de sobreaviso, que pode ser contatado pelos seguintes números: 55 996981770 e 55 984476232. Para contato com a Secretaria de Saúde em horário normal de funcionamento, os telefones são: 55 3262 1033 e 55 3262 1760.

Outra mudança que está em implementação é o atendimento misto aos usuários que procuram a Unidade Básica de Saúde da sede. A intenção deste tipo de atendimento é melhorar a qualidade do serviço aos pacientes e reduzir o tempo de espera para consultas médicas. A ideia é implantar o atendimento por agendamento na forma de blocos de horários, para os casos de: renovação de receitas, solicitação de exames, e retornos de consultas para mostrar exames. Desta forma, o paciente poderá marcar sua consulta com antecedência, e será atendido no horário marcado, não necessitando ficar horas no aguardo do atendimento. Pretende-se qualificar o atendimento médico para os usuários que terão seu atendimento com muito mais agilidade e atenção, pois o profissional poderá atendê-lo com mais tempo, proporcionando uma consulta mais eficiente e assertiva. A agenda inicialmente está aberta de segundas às quintas-feiras pela manhã das 07h as 08h30min, e às sextas-feiras, das 07h às 12h. Pela parte da tarde, a agenda inicialmente será disponibilizada das 16h às 17h30min. Este sistema será submetido a avaliações periódicas pela equipe de profissionais e Administração Municipal, podendo sofrer ajustes no decorrer de sua implementação, de maneira que se encontre a forma ideal de atendimento aos usuários. Cabe ressaltar ainda, que poderão ser priorizados atendimentos emergenciais nestes blocos de horários, de acordo com a avaliação e monitoramento da equipe de triagem, no momento da entrada do paciente na UBS. Os demais atendimentos da unidade continuam funcionando no sistema de demanda livre, por ordem de chegada, controlado pelo prontuário eletrônico do cidadão, através do Sistema e-SUS, também podendo haver prioridades do atendimento de acordo com o acolhimento inicial pela equipe de triagem.

Além disso, no último dia 09 de outubro, a Administração Municipal reativou o Posto de Saúde na Vila Paraíso, que funcionará nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 13h às 19h, anexo ao Hospital Paraíso, com o qual o Município firmou contrato de locação de espaço físico. O ato contou com a presença do Prefeito Artur Ludwig, Vice-Prefeito Paulinho Altermann, Secretário Municipal de Saúde Claudiomar Almeida de Lara, Assessor Jurídico, demais Secretários Municipais, Servidores, Vereadores, Funcionários e Direção do Hospital, e comunidade em geral. A reabertura em questão visa diminuir a demanda de atendimentos, centralizado na Unidade Básica de Saúde da sede, proporcionando assim um atendimento mais qualificado, tanto aos pacientes da Vila Paraíso e arredores, como aos usuários de todo o sistema de saúde do Município. Salienta-se que os pacientes de qualquer localidade do Município que procurarem ambas as Unidades Básicas de Saúde serão atendidos, todavia, a orientação é para que os munícipes procurem a UBS mais próximo de seu domicílio. Para a prestação dos serviços no Posto de Saúde da Vila Paraíso, o Município conta com um médico Clínico Geral, a saber: Dr Aristeu Schubert da Incarnação; uma Enfermeira, Sra Letícia Joana Kinstemacher; e a Técnica de Enfermagem Sra Mônia Emília Dumke da Silva. Esta equipe já atua há algum tempo no Hospital da Vila Paraíso, e conhece a população, fator que facilitará a humanização do atendimento, em virtude da criação de vínculo com os usuários, além de ser uma equipe preparada para atender a população com a qualidade, agilidade e resolutividade. Entre os serviços prestados, estarão consultas médicas, consultas de enfermagem, consultas de pré-natal, verificação de pressão arterial, teste de glicose, administração de medicamentos, exames preventivos de colo de útero, curativos, suturas, entre outras ações em saúde. A intenção futuramente é o aumento da oferta dos serviços prestados, como a implantação de uma sala de vacinas, e também a ampliação dos dias de atendimento, incluindo as quartas-feiras.

Até meados do próximo ano, a Administração Municipal pretende selecionar pessoal mediante Concurso Público para diversas áreas, incluindo a saúde. Está em estudo a disponibilidade de algumas especialidades na área da saúde, que, com a realização do Concurso, poderão ser ofertadas à população.

O Poder Executivo Municipal está em busca de um serviço de qualidade e uma atenção em saúde que satisfaça as necessidades apresentadas pelos usuários, porém, tendo em vista o processo de reestruturação, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, permanece aberta à colaboração da população, através de opiniões, críticas e sugestões para o aprimoramento dos serviços ofertados.